Anais da Jornada Discente PPFH
Edição Vol. 4 2023
GT- CRIANÇA, ADOLESCENTE E JUVENTUDE
Uma Ocupação como Provocação: sobre estranhamentos, passagens, invenção e (um pouco de) possíveis – pág 8 – Adriana Werneck Russo Muniz
É Possível a Proteção de Crianças e Adolescentes Trans nos Abrigos do Rio de Janeiro? Uma Análise Interseccional e Transfeminista – pág 26 – Julia Muniz de Alvarenga
Operações policiais: governamentalidade, necropolítica e juventude periférica – pág 42 – Nágela Gonçalves
Incidências dos Programas de Transferência de Renda, nas Condições de Vida de Crianças com Condições Complexas de Saúde: a experiência do Hospital Universitário Antonio Pedro – pág 56 – Vanessa Ramos Andrade
O percurso da pesquisadora para uma análise feminista e de proteção às crianças na averiguação de paternidade no Ministério Público – pág 64 – Viviane Alves Santos Silva
GT- EDUCAÇÃO BÁSICA, SUPERIOR E NÃO ESCOLAR
As categorias do conteúdo no materialismo histórico-dialético como intérpretes da realidade da formação de nível superior em saúde – pág 79 – Ednéia Leme
Explicitando Algumas Lentes: injustiça testemunhal e rodas de conversa – pág 95 – Heitor Pereira Silva
Decolonizar as Ideias para Descolonizar a Universidade: a florestania nos espaços universitários – pág 104 – Isis Maria da Graça Ferreira Santos
A Saúde Mental dos Estudantes em Tempos Neoliberais: estudo dos projetos desenvolvidos pelas universidades públicas brasileiras – pág 117 – Letícia Diniz Carneiro
Insurgências por Vir: o corpo e a prática sensível na formação humana – pág 129 – Letícia Pereira Teixeira
Liberdade de Ensinar: condição indispensável à construção de uma nova hegemonia – pág 140 – Lorena Forti
Paulo Freire, Escola Cívico-Militar e a Crítica às Tendências Pedagógicas Autoritárias – pág 154 – Luan Sávio de Castro Oliveira
Mapeando a Discussão Sobre a Educação Domiciliar na Pós-Graduação Brasileira – pág 169 – Lucas Montes Werneck de Freitas
As Contribuições de Florestan Fernandes e o Desafio Educacional no Brasil – pág 179 – Michelle Pinto Paranhos
GT – MUNDOS E PROCESSOS DO TRABALHO
Jogos de Força e Influências Neoliberais no Novo Ensino Médio: um processo de precarização dos pilares trabalho e ensino – pág 195 – Bruna Peroba Loureiro
Um diálogo necessário sobre o trabalho: elementos para pensar a formação em administração – pág 210 – Leandro Garnier Farias do Bem Baptista
Relação Trabalho-Educação para os Adultos Jovens da EJA do RJ: primeiras aproximações – pág 224 – Marcos Vinícius Reis Fernandes
O Trabalho na Saúde e a Formação na Modalidade Residência – pág 234 – Neide Gomes Oliveira Miguel
Entregadores Versus Plataforma Ifood e Operadores Logísticos: vínculo empregatício e responsabilidade subsidiária na justiça do trabalho do Rio de Janeiro – pág 210 – Vinicius Lisboa da Costa
GT- DEFICIÊNCIAS, GÊNERO E SEXUALIDADES
Aleijar o tempo: pessoas com deficiência nas conferências de cultura – pág 263 – Andréa Chiesorin Nunes
Mulheres na Política Legislativa em Nova Iguaçu: o pioneirismo de Carmelita Brasil Monteiro – pág 279 – Cristiane Bittencourt
A participação Política das Mulheres no Século XXI: os desafios são outros? Um estudo comparado entre Brasil e Argentina – pág 295 – Vanessa da Costa
Cartas como ferramenta metodológica de pesquisa e a formação em gênero e sexualidade – pág 305 – Yago Marinho Aquino do Nascimento
GT- RELAÇÕES RACIAIS E RACISMO, MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E CÁRCERE
Insurgências Necessárias na Prática de Pesquisar – pág 320 – Daniele Monteiro de Sousa
O belo Perigo das Vozes Negras que Contam suas Próprias Histórias – pág 330 – Fernanda P. Miranda
Só Dei “Um Grau”: práticas punitivas e infração penal – pág 341 – Juliane de Oliveira Souza
Que Cor tem Esse Prontuário? A Articulação de Raça, Racismo e Branquitude Frente aos Acolhimentos Institucionais de Crianças e Adolescentes – pág 352 – Leonardo Régis de Paula
GT- TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INFORMAÇÃO/COMUNICAÇÃO/CULTURA
Direitos Culturais e Universidades – pág 359 – Camila Lopes Corrêa Da Costa
A Extensão Universitária em Saúde no Período de Pandemia: uma revisão integrativa – pág 370 – Fernanda de Carvalho Nenartavis
GT- TERRITÓRIOS E CIRCULAÇÃO DO CAPITAL
Circulação do Capital e Globalização: a expansão das redes técnicas – pág 382 – André Luiz do Nascimento Germano
Comperj e os Grandes Projetos de Investimentos: uma análise espacial – pág 398 – Beatriz de Sousa Morais
Federalismo e Políticas Públicas no Brasil uma análise histórica – pág 410 – Gabriel Santos Gonçalves
Formação histórica e política do Acre: interesses e tensões na implantação da educação profissional – pág 424 – Hildo Cezar Freire Montysuma
Resiliência socioecológica: uma revisão teórica – pág 436 – Itamar Lucas Magalhães
Maricá, uma cidade em desenvolvimento como território formativo: educação e formação humana para além dos muros da escola – pág 449 – Natália Fraga Coutinho
GT 10 – ORGANIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
O Plano Municipal de Educação de São Gonçalo/RJ: meta 1 (limites e possibilidades) – pág 464 – Monica Souza Motta
Distribuição Territorial de Recursos Públicos nas Políticas Culturais Implementadas na Cidade do Rio de Janeiro Durante a Pandemia – pág 476 – Veronica Diaz Rocha